Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2011

O Modernismo no século XX

Se você fiocu em dúvida se Mário Quinta e Mário de Andrade são poetas modernista... saiba que são!!!

Após 1945 se rompeu, realmente, a fase literária, com o fim da Segunda Guerra Mundial, mas o que vei após não foi o Pós-Modernismo, como afirmam vários autores.

O que vem depois do Po´s-Modernismo? Nada!!!

O Pós-Modernismo é o fim da história: Pós-Moderno é sempre o que está por vir, ou no máximo: as tendências atuais - em todos os sentidos.

Existe uma corrente de pensamento que diz que o que houve após 1945, na verdade, foi uma Terceira Fase do Movimento Modernista. Baseando-se nesta verdade - ou quem abe vertente da história -, esta Terceira Fase durou até 1981, até o Rock in Rio!

Sendo assim, a Terceira Fase deste movimento literário, que foi iniciado por Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro, em Portugal (Europa), em 1915... Pessoa e seu copanheiro iniciaram o movimento com a revista Orpheu e seguiram tendências do Futurismo... No Brasil, Oswald de Andrade aderiu à todas as propostas do Modernismo europeu, mas rejeitou o Futurismo, criando uma coisa nova!!!

O Movimento Modernista, iniciado por Pessoa, continua até hoje no Brasil! Não é à toa que Oswald de Andrade está sendo homenageado na FLIP, pois há uma carência de tendências literárias...

O que a maioria não consegue enchergar é que o Modernismo nunca saiu de pauta! Ficou um tanto renegado, mas os poetas não o deixaram morrer: A tendência literária não obedece o enfocamento da grande mídia, porém, é por ele que se orienta...

Com a Bomba do Rock in Rio, de 1981, houve o rompimento de mais uma fase literária - da Terceira fase do Modernismo - para adentrar na Pré-Modernidade, que abrigou a luta pelo fim da Ditadura Militar no país, que devido ao fechamento político instaurado em 1964, esta terceira tendência moderna não pode ser exercida abertamente na poesia, pois havia a Cesura. 

Na Terceira Fase se evidênciou a linguagem teatral, radiofônica e também a linguagem televisiva, que se niciou no país em 1950. A Era de Ouro do Rádio manteve acessa a manifestação cultural entre 1945 e 1950, com programas como Balança Mas Não Cai, Tancredo e Trancado e outro. Abiga também todos os cantores da época...

A Fase Literária da Modernidade abrigou a luta pelo fim da Ditadura Militar, as canções da época - a luta para tentar briblhar a censura - o teatro de Nelson Rodrigues, as Diratas Já, a Redemocratização, a eleicão do primeiro presidente eleito pelo povo (Collor), o surgimento do FUNK e todos os movimentos artisticos que englobam este período.

A Fase da Pré-Modernidade teve o seu fim com o bug do Milênio e com a queda das Torres Gêmeas do World traid Center , que inaugurou a fase da Modernidade, que é a fase atual em que estamos vivenciando agora, aliás, desde de 2001.

Nesta nova fase Literária em que habitamos, somos obrigados a viver e conviver com o Terrorismo e com a luta Contra o Terror, que aliás chegou no Brasil através da Internet e o alopramento de um desequilibrado mental que empreendeu o Ataque Terrorista de Realengo, no Rio de Janeiro, matando alunos do colégio tarso da Silvera à esmo

Nesta sociedade em que vivemos - globalizada - a única ferramenta que está sendo produzida e que não está ao alcance do Mercado Editorial, ou das pautas da grande mídia é a poesia, que se realiza em toda as parte do Rio, de São Paulo, de Minas e do Brasil!!! 

Na poesia o poetas contemporãneo coloca suas angustias, suas aflições, seus medos, alegrias e descontrações... Não é à toa que saraus de poesia acontecem à toda hora e em todo lugar em todo o terrotório nacional.

É nesse contexto que a Sopinha de Versos, que é o instrumento da Revolução dos Versos - proclamada na Penha em 2009 - tenta orientar a manifestação poética eixstente através deste blog.

_ E você, já escreveu alguma coisa hoje? Seja um revolucionário também!!!

                                                                    Dennys Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog