Gostaria de lançar uma questão, que sempre pairou no ar e que, volta e meia, circula na internet - o que é ser poeta????
Ser poeta é fazer poesia!!! Obvio...
Mas tem gente que tenta fazer poesia e escreve textos, no máximo cartas de amor, que por vezes até são bonitas, mas não são poeisa.
Segundo a Revista Piauí, o autor Júlio Cortázar, escritor argentino que deixou a pátria em 1950 insatisfeito com o peronismo-nazismo que lá foi implantado em 1946. Ele e sua mulher se auto-exilaram em Pariz, porém, quando o autor passou pela Itália antes de chegar ao destino, em 1951, seus escritos, como o conto 'A banda', de "Final e Jogo" mostra como era a situação da Argentina com a irrupção do populismo fascista...
A primeira revolução por qual o poeta do século XXI deve passar, atravessar e vencer é a mesma que Julio Cortásar teve que enfrentar e sair vitorioso que teve que percorrer um "percurso interno de sua vida intelectual, do desabrochar de sua sensibilidade artística e da radiosa superação das dificuldades íntimas de comunicação com o mundo até uma plena entrega de si ao autro, ao mesmo tempo que vai afinando o olhar crítico em renovadas descobertas do universo da arte e das distintas formas de vida do cenário europeu, que conhece em sucessivas viagens internas pela Europa e ao longo da permanência em Paris" [França].
As cartas descobertas post mortém, revelam um conceitos do que seja ser poeta, que fi tomado emprestado do autor John Keats no conceito de ubiquidade dissolvente que definem o que é ser poeta:
"O modo de ser do poeta como uma espécie de camaleão movido por uma ânsia de viver que o leva a moldar-se mimeticamente ao modo de ser de outro a cujo espaço se transporta com facilidade a ponto de nele se fundir, adotando pelos olhos alheiosoutro modo de olhar. Ser que anseia ser, o poeta seria capaz dessa possedo outro pela linguagem, perseguidor radical de uma plenitude ontológica que o obriga à busca e à rebeldia diante de um mundo degradado que n]ao corresponde às sua aspirações".
A verdade é que poeta não tem definição exata. O apreciador da linguagem poética deve ultrapassar os limites do que é ser poeta para aí sim, começar a fazer poesia. A poesia é uma atitude, mas para se tornar um poeta primeiro deve-se ultrapassar todos os conceitos do que é ser poeta, se não, nunca se tornará um poeta de fato!
O atravessar dessa fornteiro é a primeira revolução pessoal que deve vencer:
Poesia
Uma coisa Mágica (poesia, Poesia)
Poesia é tudo
E ao mesmo tempo,
Um nada em uma folha de papel.
Poesia é tudo que existe
Entre o céu e a terra.
Entre a vida e a morte,
Entre mim e você.
E ainda vou mais longe,
Chegando às estrelas,
Passando pelo sol.
O mundo (Dennys Andrade)
Está encantado de poesia,
Só precisa alguém descobri-la em si mesmo,
poder transformá-la.
Tocar o coração de quem ê.
E assim
de alguma forma
fazer parte dela também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog