Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de março de 2011

Revoluções do mundo

As Revoluções que o mundo vive...

Para uma mudança de pensamento na sociedade é preciso uma revolução nos costumes... Uma pequena mudança na maneira de ver as coisas que acontecem ao seu redor. Essa mudança de pensamento vem acontecendo no Brasil desde a virada do milênio... Prioritariamente no Rio de Janeiro! 

Desde o ano 2000 saraus de poesia acontecem de forma simultânea em diversos bairros da cidade, e isso acontece porque poetas e escritores locais, que guardavam sua criações nas gavetas de casa resolveram ir para as ruas se expressar... Como diria Tereza Drummond, sobrinha de Carlos Drummond de Andrade, "Poeta saia da gaveta!"

Muitos poetas e escritores independentes começaram a fazer seus livrinhos em “produções independentes”, ainda nos anos 90, visto que, as grandes editoras do país ainda não tinham voltado os seus olhares para este viés – o da poesia.  

Se o “clamor por democracia” derrubou o ditador Osni Mubarak, que estava no poder a mais de 30 anos no Egito, devido a um estado de emergência que foi imposto por militares; o clamor por poesia – que se faz cada vez mais presente e intenso – fará com que a Revolução dos Versos tenha como conseqüência, uma abrangência de todo o território brasileiro. A Revolução dos Versos já desencadeou a revolta dos poetas contra as grandes editoras que nunca os prestigiaram...
  
A queda de Mubarak ficou conhecida como Revolução Egípcia... E se só a revolta popular conseguiu isso é porque o paradigma das revoluções no mundo foi quebrado...



Se o paradigma foi quebrado é porque o conceito de revolução se alterou!!!


Voltando-se para o Brasil, a lembrança, o modelo de revolução que conhecemos é o que se utiliza de balas, facas, mortes e sangue, como aconteceu em 1930, quando Getúlio Vargas assumiu o poder na Revolução de 30, no Brasil, pois os militares o colocaram na cadeira da presidência do país, o declarando líder da revolução...

É brincadeira: em 1945, o militar Eurico Dutra, atendendo ao desejo de outros militares, na época, em um ato de camaradagem, o retirou do poder, saindo do Palácio do Catete abraçado com Getúlio, e este ainda disse: “Aqui está o meu candidato”, apontando para Dutra... 

Pois bem, Eurico Dutra ganhou as eleições seguintes... E quem o sucedeu? (...) O próprio Vargas! 

Os militares o retiraram do poder, mas não cassaram os seus direitos políticos... Como diriam os desavisados “esqueceram de cassar os direitos dele”.
Bem, Vargas era advogado, e era uma raposa! Não daria um ponto sem nó...
Como ele saiu abraçado com Eurico Dutra do Palácio do Catete –  com os militares do Rio de Janeiro fazendo pressão para que ele deixasse o poder, coisa que até pode nos indicar que na verdade, na verdade, o que houve foi um acordo de cavalheiros. Mas isso são coisas para os historiadores dizerem mais tarde... Um indício disso é que até hoje, século 21, a labuta de Vargas é lembrada e defendida com unhas e dentes por partidos políticos à esmo; à direita e à esquerda dos ideais democráticos.
Está certo que o povo, às vezes, comete atos falhos, como eleger Getúlio Vargas para a presidência – novamente – no ano de 1950 devido a uma entrevista a um dos jornais dos Diários Associados (conglomerado de jornais e rádios), de Assis Chateuabriant, onde declarou que ainda voltaria nos braços do povo.
E foi isso realmente o que aconteceu! Vargas venceu as eleições presidenciais de 1950, apoiado por todos os jornais de Assis Chateaubriant e suas rádios dos Diários Associados – a mídia dominante na época.

Bem, no mesmo ano (1950) Chateaubriant lançou a TV Tupi – primeira emissora de televisão do país – contrabandeando alguns aparelhos de televisão para cá, anexando mais um viés, o televisivo, aos  Diários Associados - Assis Chateaubriant é conhecido atualmente como um "gangster amalucado".

Depois de o eleger, Chateaubriant divergiu de Getúlio Vargas em questões como a criação da Petrobras – isso em uma época em que não se sabia que existia petróleo em território brasileiro. Esses são reveses da vida, que no caso, fez com que um mesmo ditador – Gertúlio Vargas – galgasse ao poder duas vezes no mesmo país. Chateubriant usou o poder dos seus veículos de comunicação para atacar Vargas.

No episódio final, com o desfecho do suicídio, Getúlio Vargas entrou para o imaginário popular como um herói nacional, coisa que não foi nem de longe. Em 1954, acuado pelos mesmos militares que o colocaram no poder em 1930, e que em 1945 o tensionaram, e o retiraram do poder sem maiores contratempos. 

Antes de morrer ele escreveu uma “Carta Testamento” e se suicidou... Vargas era conhecido como "o pai dos pobres", mas também era "a  mãe dos ricos!" Coisas que ele iniciou, com a Carteira de Trabalho e férias remuneradas existem até hoje... Ele foi a mãe dos ricos porque ele arquitetou um jeito de a produção das fábricas e indústrias não parar nunca. Funciona o ano todo!!!

Quando saiu nos jornais que Vargas havia se suicidado, houve uma comoção nacional: os carros de reportagem dos jornais dos Diários Associados, por exemplo, foram incendiados, pois o povo responsabilisou Chateaubriant por Getúlio ter se matado.

Os Diários Associados faziam oposição à Vargas, desde 1950 devido a divergências na questão do petróleo, como dito anteriormente... O curioso é que Chateaubriant, e também os militares, ajudaram a colocá-lo no poder e depois tensionou a sua saída. Assim como aconteceu na chamada revolução egípcia...

Os militares colocaram Mubarak no poder e depois tensionaram sua saída. Também chegará uma hora em que Kadafi cairá, e essa será a revolução libiana...
As revoluções estão estourando mundo à fora... A Revolução dos Versos já está proclamada, só falta agora a luz da mídia – o que já começou – para que ela estoure, para que ela se faça cada vez mais presente em todo o país.

Essa não é um revolução de mortes, mas sim uma revolução de vida, uma revolução de paz, uma revolução de poesia...

Essa é a Revolução dos Versos!

Dennys Andrade
     
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog