Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de março de 2011

O objetivo...

Bem, os objetivos da Sopinha de Versos é primeiramente divulgar - disseminar - a prática da leitura de poemas, versos ou trechos de versos na cidade do Rio de Janeiro e isso, tenho certeza, estou conseguindo fazer. As pessoas, quando recebem as sopinhas na rua, primeiramente estranham... Algumas perguntam: "O que é isso?", e eu apenas respondo: "Versinho..." faço essa distribuição aleatorimente em bairros, como Penha, Ramos, Olaria, Vila da Penha, Centro, Botafogo, Copacabana, etc - prioritariamente na Penha, onde foi iniciada a Revolução dos Versos  em outubro de 2009.

Aí, as pessoas nas ruas, movidas pela curiosidade, ficam querendo abrir as Sopinhas de Versos o mais rápido possível. Bem, isso é legal! (...) O que está havendo na verdade é a mudança de um comportamento: o comportamento do cidadão carioca... No sarau do dia primeiro de março de 2011, que foi uma quarta-feira, um dos poetas, o  Oswaldo, me perguntou "Pra que é que é isso?", já que estávamos fazendo o sarau de poesia, falando poesia para o ar, pois ninguém quis parar para ouvir - e na verdade é só para quem gota - convenhamos que a poesia ainda encontra uma certa rejeição por parte das pessoas, mas a Sopinha de Versos está tentando mudar isso!

Respondi a ele que o objetivo era ocasionar uma mudança de comportamento nas pessoas, que é o de ouvir poesia (ou ao menos ler) e que apesar de ninguém ter parado para participar - mesmo assim - o objetivo estava sendo alcançado, pois quem estava passando estava ouvindo as poesias (mesmo que inconscientemente). Recebi como resposta do Oswaldo: "Isso é ma coisa muito difícil!", mas que está sendo alcançado... À passos de formiga, mas isso não importa.

Ele participou do sarau, meio que à contragosto, pois as pessoas não paravam para ouvir e nenhuma TV  estava cobrindo o evento...

No dia 4 de fevereiro uma emissora de TV  fez a cobertura do evento... Foi legal! Passou somente no dia 26 de fevereiro, no programa Espaço Comunitário, no último bloco, e foi legal!

No mês seguinte (março) a TV não foi, mas poeta que é poeta não se importa com isso, pois o importante é expressar a sua "obra-de-arte", mesmo que ninguém ouça... Quem sabe as palavras da poesia não fiquem guardadas na mente do transeunte que estiver passando na hora...

É isso aí!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog