Precisamos de uma revolução, e uma revolução, que seja um avanço para melhor. As bases dessa revolução já estão lançadas... O povo já se movimenta à toda.
Não é uma revolução de armas, paus, pedras e bombas, mas sim uma revolução de palavras... Um revolução de pensamentos... Uma revolução de versos... Uma revolução POÉTICA!!!
Uma revolução assim: todo mundo se expressa como pode, fazendo o que sabe fazer. fazendo cultura...
Isso é a Revolução dos Versos , mas que não seja feia apenas de poesia. Vamos mudar o conceito de poesia! Afinal, o que é verso?...
Com um conjunto de versos se faz uma poesia, mas o que é verso...
É tudo e ao mesmo tempo nada!
Bem, um objeto estático, inanimado, é apensa um objeto estático, imóvel, mas a partir do momento em que ele é captado por um olhar artístico - que pode ser o seu! - e deste olhar artístico é feito uma arte, uma expressão artistica (uma poesia!), o objeto, antes inanimado, se torna uma obra artística: uma poesia!
Daí parte a premissa:
Tudo é poesia!!!
Pensandose desta maneira: uma pintura, uma escultura, uma peça teatral é uma poesia; fotografia, televisãi, cinema, rádio, o grafite, todo se torna poesia, que é a verdadeira expressão do ser interior do artista.
Um texto escrito não é uma poesia, mas pode ser uma prosa poética. Uma palestra, se se souber conjugar mentalmente as palavras pronunciadas pelo palestrante com a sua própria experiência de vida, por exemplo, pode ser, pode se tornar uma poesia... A poesia é uma arte, e qualquer arte se reproduz em mais arte.
Segundo a jornalista Silviane Neno "a arte, tanto quanto a poesia, não é de quem faz, mas sim de quem precisa" , e a poesia tem a sua função na sociedade sim! Teve um poeta, o poeta Paulo Henriques, que foi convidado para m ciclo de poesia, do jornal O Globo, declarou, em entrevista, respondendo à pergunta: Para que é que serve a poesia? E ele respondeu conclusivamente: Poesia não serve para nada. Serve só para fazer poesia mesmo...
Você concorda???
Penso que não!!!
A função da poesia na sociedade ´pe orientar os cidadãos a chegar em a "Bem Comum", como diria kant...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog