Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de março de 2011

Curiosidades do Rio de Janeiro

O Sarau da carioca do mês de março de 2011 foi hoje, dia primeiro, dia da fundação do Rio de Janeiro, aliás, dia da fundação da cerca que manteria os portugueses à salvo dos índios Tamoios, no ano de 1565... Os índios começaram a chamar os moradores do arraial de cariocas. Carioca é uma palavra indígena que vem do Tupi: "cari" é homem branco e "oca" significa  casa.

Estácio de Sá e sua tropa fundaram o arraial em resposta aos franceses, que haviam chegado aqui 10 anos antes, em 1555.

Os portugueses "descobriram" a região onde está localizada a cidade do Rio de Janeiro no ano de 1502. O navegador português que fez a descoberta foi Gaspar de Lemos, mas os portugueses não se interessaram pela regiao do Rio logo de cara... Quando Lemos chegou aqui pensou se tratar da foz, da desembocadura de um grande rio, por isso batizou o local como Rio de janeiro, pelo fato da descoberta ter sido feita no mês de janeiro.

Em 1565 ocuparam a região para fazer frente aos franceses, como já exposto, e no início não foi fácil, pois chegaram aqui no dia primeiro e no dia 6 foram atacados pelos índios Tamoios que habitavam a região: Estácio de Sá conseguiu chegar à vitória... Quatro dias mais tarde eles avistaram a primeira embarcação francesa ao fundo da Baía de Guanabara... Durante o combate à embarcação francesa 48 canoas atacavam o arraial, que recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro em homenagem ao rei de portugal na época.
Estácio de Sá conseguiu vencer todos os contratenpos do primeiro mês de estadia portuguesa no local, e sempre dando incentivo aos seu homens que se demonstravam cansados com as batalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog