Total de visualizações de página

sábado, 21 de julho de 2012

Poesia adiante...

Ontem, dia 20 de julho, Dia do Amigo, eu fiz uma poesia em comemoração a data, que até cheguei ba divulgar para duas ádios: a Roquete Pinto e a Band News, mas não sei se elas chegaram a ir para o ar.

A poesia se chama: 

        Amigos São Assim

Amigo assim,
Seja amigo sendo.              (Dennys Andrade)
Amigo que é amigo,
Na verdade
Não é amigo realmente:
Amigo é um irmão
Que escolhemos
Pela vida, no correr
Do decorrer da
Confusão diária.
Amigos que são amigos
Têm segredos.
Vou tecontar um segredo:
_ O meu amigo é você.


É uma manuseio de palavras, é uma dança com o pensamento. Poesia é assim: simples e direta, é uma dança com o pensar, com a reflexão... E não foi tão difícil, foi só refletir um pouco e escrever para poder a fazer, por exemplo.

Têm pessoas que me chamam de ingênuo só porque sou idealista e entusiasta da poesia, mas é melhor que pensem assim. Já pensou se descobrem o poder revolucionário de a poesia tem? O poder de libertação do pensamento? Não é à toa que em qualquer ditadura existem livros proibidos, e não é à toa que o Chico Buarque foi exilado na Ditadura Militar...

  Pai, afasta de mim esse cálice,   (trecho, Cálice)
  Afasta de mim esse cálice,
  Afasta de mim esses                              (Chico Buarque)
  Cálice, càlice, cálice...
[Cali-se, cali-se cáli-se...]



Não é àtoa que a leitura dos livros de Marx são proibidas em todas as ditadura existentes mundo à fora, pois o autor soube descrever com brilhantismo os processos do Capitalismo, mas agora a Humanidade chegou à um momento tal de ruptura que o autor não descreveu...Esgotamento do Sistema Capitalista? Talvez, se a manutenção deste for impossível.

Saiu no Globo que a Alemanha conseguiu estar á frente dos processos econômicos do Euro porque adotou a moeda internacionalmente, mas manteve em vigor - internamente - a sua moeda, o Marco, e talvez esta seja a chave para uma nova faze do Capitalismo, ou quem sabe se a chave para o fim do capitalismo... O que virá depois? Ninguém sabe, pois marx não o descreveu.

A turbina da Humanidade não pode parar: precisamos de novos autores que reflitam o momento atual da sociedade, e novidade: esta pessoa pode ser você leitor... Temos que nos tornar autores de nossas próprias histórias, e parar de ficar acreditando em estorinhas da carochinha.

Mundo mundo vasto mundo               (trecho, Mundo Grande - Carlos Drummond de Andrade)
Se eu me chamasse Raimundo
Seria uma rima, não um conclusão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog