Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2011

A rivalidade dos versos...

Teve um fim de ano, que não me lembro qual, que passei o Natal e o Reveillon  em Mimoso do Sul, no Espirito Santo, e volta e meia, durante o período entre o Natal e a Virada do Ano, passavam uns grupos da Folia da cidade, tocando triangos, marecas e tambor ao mesmo tempo que cantavam alguma coisa que ninguém entendia o que era exatamente...

Eu até brinquei com a situação dizendo que iria sair com uns primos meus, que também estavam lá, batendo algumas panelas e cantando...

Meu tio, então, me perguntou: "Mas e o verso?", disse a ele que sairia cantando 'Eh boi! Eh boi!'... 
[Ninguém entendia o que estavam cantando mesmo!]

Os meus primos até curtiram a ideia, mas o meu tio, pai deles, me alertou que quando dois ou mais grupos da Folia se encontravam saia briga, pois cada grupo defendia a cantoria do seu verso específico: que ninguém entendia o que cantavam...

Depois disso, a ideia de sair pela cidade batendo panela, que seria uma farra e não uma Fanfarra, perdeu força e acabou não acontecendo...

Interessante e até esquisito como os poetas de Mimoso do Sul defendem os seus versos. 

_ À base de tapa! 

Poesia não é feita para rivalizar nada e nem nniguém. Poesia é para se expressar sentimentos... Poesia é uma resposta à violência, e não o motivo da violência!

Nesse sentido, a poesia é um produto da rejeição à violência.

Na verdade a poesia é o produto da indignação de um povo.

Poesia é arte e arte é o produto das oscilaçõe de uma Sociedade.

A música foi a primeira manifestação artística da Humanidade, porém, ela se utiliza da poesia para se manifesta... A poesia é a única arte que nos leva à reflexão, pois é a única manifestação artística que está fora das regras mercadológicas da Globalização.

Isso faz dela uma arte isenta? Não! Isso faz dela a única ferramenta de manifestação artística independente;  única arte com a qual se pode reivindicar alguma coisa diretamente. Um meio artístico revolucionário!

Talvez seja por isso que a poesia esta fora das engrenagens mercadológicas da Globalização, e também a única capaz de provocar uma ruptura em tempos de Modernidade.

Por tanto, gostaria de parabenizar a todos os poetas, que apesar das adversidades, continuam a escrever e a se manifestarem, dando um impulso cada vez maior à poesia nacional...

Isso é que é a Revolução dos Versos, que são os escritos, manifestados, e expostos a cima de tudo;

_ Mas não precisa brigar!

Dennys Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog