Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Teoria do século 21 - probemática econômica

O econmista americanos Thomas Piketty elaborou um estudo, publicado em livro lançado recentemente, que diz que a Economia funciona em r>g. Isso porque ele analisa a taxa de retorno da economia de um país.

O r é a taxa de retorno do total investido em uma economia e g é a taxa de lucratividade da economia.

Ele fez um estudo, segundo a Veja, analisando ítens históricos e filosóficos da economia americana e descobriu que nos anos 60 até os anos 90 do século passado, ao invés de ser uma curva em sino, na verdade é uma curva em U, ou seja, inverteu toda a economia estudada antes deste estudo e afirma que na verdade a curva destes anos foi benéfica - não é à toa que os anos de ouro do Brasil foram os anos 70, os anos do Milagre Brasileiro.


Desde sempre suspeitei que as análises da economia estavam sendo feitas erradamente, só que eu não sou economista. Tive Economia na faculdade e até cheguei a bolar alguns esquemas econômicos em sala de aula e mostrei para o marcos machado, meu professr de Econmia, e ele até deu um visto certificando ue funcionava mesmo, Mas estes esquemas não existem mais...

Vamos pensar:

Penso que no século XXI a engrenagem empresarial precisa ser alterada para dar certo e tentar evitar greves inesperadas como a que aconteceu hoje no Rio de Janeiro. Penso também que a euqção trabalhista do século XXI é a associação dos indivíduos, e não um sindicalism tosco!  Para se montar uma Associação atualmente é preciso haver o mínimo de três pessoas que contribuam um percentual equivalente por mês, só que os lucros da função exercida pela associação também é repartido por três...

Acho que essa sacada da taxa de retorno de uma Economia que o Thomas teve é similar a descoberta de que a Teoria da Relaqtividade de Einstein foi comprovda cientificamente nos anos da guerra, que quando foi anunciada acabou com um encontro internacional de Filosofia que ia ter...


Se a Economia começar a se basear no r>g então vamos ter que fazer certos recortes da obra de Marx e aplicar na economia atual. Por exemplo:

Marx afirma, no manfesto Comnista que a classe operária vai começar a Ditadura do Proletariado quando detiver os meios de produção...   A Classe Média, no Brasil, só avança fazendo aumentar a fatia dela mesma, e o trabalhador ganhou alguma acenssão social. Esta acenssão possibilita a algns membros da ex-classe proletária (pobre) e agora classe média a criar a sua própria empresa, ou microempresa.

Como a classe média é maior que a classe alta, esta éa punica capaz de realizar uma revolução, a tal revolução prenunciada pelo próprio Karl Marx.

Para se fazer uma revolução não é preciso haver tanques e bombas, bateriasantiaéreas, etc. É preciso haver apenas uma nova concepção de sociedade. Vão continuar a haver o dono da empresa e os trabaladores, porém, na minha concepção; os próprios funcionários poderão decidir quando retirar o cargo de presidente do presidente da empresa, por exemplo. Ser presidente da empresa é diferente de ser o dono da empresa!

O dono da empresa é àquele camarada que consegiu fundar a empresa e dar empregos a uma série de funcionários e ele merece os méridos por isso. O presidente é aquele que foi escolhido, pelos próprios funcionários da empresa para gerila.

Seria interessante cada empresar fazer de tempos em tempos uma assembleia interna para saber se continua com o mesmo presidente ou não. Tipo de seis em seis meses, e que após quadro meses de gestão, reunida as assinaturas em quantidade necessára, tipo, mais de 30% dos funcionários da empresa, se decidir se o presidente-rotativo continua no comando dela até o restante do mandato, enfim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog