Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Questões nacionais X Economia

Quanto à questão dos haitianos ilegais que entram no Brasil, penso que o país deveria olhar com outros olhos, pois são pessas formadas e capacitadas e que podem desenvolver atividades, riquezas no território nacional.

Thomas Piketty, economista formou uma equação que virou de cabeça para baixo as teorias econômicas existentes até então, formou o r>g

Em virtude desta equação simples ele está sendo comparado à marx, que na verdade fez o "Manifesto Comunista" e "O Capital". Quando este última foi editado pela primeira vez o autor não estava mais vivo, de tão extensa a obra, que equivale a dizer:

Um dólar equivale a aproximadamente 2 reais, que vale aproximadamente 3 Dirans (o dinheiro de Dubai). Ponto!

Mas as formulações de Marx não foram em vão, aliás, como nada é. Vamos pensar, à luz de Marx, em Microeconomia.

Se um quilo da latinha vale 5 reais, por exemplo, e se uma pessoa passar o di inteiro catando latinha e conseguir no total 4 quilos por dia, no fim do dia terá 20 reais. Em um mês esta pessoa, em risco social terá juntado 600 reais. Vamos dizer que ele tenha gastado 250 reais para se alimentar e se vestir no mês, então terá ainda 350 reais de sobra...

Li uma vez no jornal O Dia que tem um morador de rua que, uma vez por semana se hospeda em um hotel desses baratinhos para fazer a sua higiene pessoal, e que tinha conta em banco e tudo. Bem, com 10 reais se abre uma poupança na caixa, por exemplo.

Prcisa-se de Identidade e CPF e de um comprovante de residência. Isso, ao meu ver pode ser substituido por um cadastro em alguma instituição de recolhimento, por exemplo, e então a pessoa consegue adquirir a sua dignidade novamente.

Digo dignidade porque. ao meu ver, uma conta no banco e uma dignidade!

E vamos dizer que essa pesoa consiga guardar 300 reais por mês, e em 6 meses tenha 1800 reais no banco... Cm esse dinheiro já consegue pagar um curso técnico para se instruir melhor. Pronto! Saiu do estado de risco social.

É claro que neste exemplo nã estou considerando vício nenhum, nem eventuais assaltos e outros problemas, mas apenas demonstrando como os pensamentos de marx - o estudo dos tempos e moviemntos - podem ser úteis às populações de baixa renda.

No exemplo dado a pessoa em risco social conseguiu sair da pobreza extrema e, quem sabe entrar numa suposta Classe Pobre, e se ela continuar fazendo os passos dados no exemplo, conseguirá sair da classe pobre e entrar numa Classe Média de fato apenas catando latinha na rua.

Vamos dizer que quando entrou na Classe Pobre ela tenha feito alguns cursos técnicos e tenha aprendido a se cooperativar com outras pessoas... Em pouco tempo ela sairá da recém chegada Classe Média e entrará na formal Classe Média Alta. É a hora dela procurar se especializar, de repente criar um Centro de Coleta de Latinha, um Ferro Velho ou algo parecido...

A diferenç da Classe Média para a Classe Média Alta, no caso, é a formação, umaespecialização técnica que depois pode se transformar numa faculdade, por exemplo.

_ Em sítese toda a obra do Marx se reduz a isso, a este exemplo e agora, século XXI o Thomas nos diz que r>g e consegue regulamentar as trocas. de maneira fácil: as relações internacionais entre países. Marx tentou fazer isso, mas ele é muito complicado!!!!   
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog