Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Conclusão do Piketty

Thomas Piketty conclui, em seu livro "O Capital do Século XXI" que:

"... Quando estudamos O século XVII ou o XIX, podemos mais ou menos imaginar as evoluções dos preços e do salários, das rendas e riquezas, seguindo uma lógica econômica autônoma e interagindo pouco ou nada com as lógicas propriamente políticas e culturais. Quando estudamos o século XX, tal ilusão logo se desfaz. Basta uma breve olhada nas curvas de desigualdade da renda e do patrimônio ou a aceleração capital/renda para ver que a política está em toda parte e que as evoluções econômicas e políticas são indissociáveis, devendo ser estudadas lado a lado. Isso obriga também a estudar o Estado, o imposto e a dívida nessas dimensões concretas e a sair dos esquemas simplistas e abstratos sobre a infraestrutura econômica e a superestrutura política."

_ Não é á toa que o protesto dos caminhoneiros, no mês de fevereiro de 2015, que parou o trânsito nas principais estradas do país, foi vencedor e conseguiu ser atendido em suas reivindicações totais. A lei dos caminhoneiros, regulando horas de trabalho, foi assinada sem vetos. 

Temos que saber separar, no Brasil, o joio do trigo, o que me parece que o povo não sabe fazer direito - o roubo na Petrobras tá ai para provar isso!

Seria legal as pessoas começarem a levar maquininhas de calcular para fazer compras no supermercado e boicotar os produtos que tiveram altas exorbitantes...

Com a última frase de Thomas Piketty termino este texto: "Recusar-se a fazer contas raramente trás benefícios aos mais pobres."    

_ Para ser pensado, pois isso vale para tudo na vida. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog