Total de visualizações de página

domingo, 1 de março de 2015

Recessão Brasil

Bem, se estamos em Recessão penso que a fórmula usada na Economia se equivocou. Ela é baseada no consumo!

O Brasil perdeu graus de investimento, devido a um capitalismo de Estado Tropical.

Utilizando os argumentos de Thomas Piketty, que propõe se taxar os grandes rendimentos do país, mas ele também fala que sempre deve ser no mínimo, pois corre-se o risco de ser injusto. Gustavo Cerbasi também diz que se deveria sempre guardar uma parte da renda.

Penso que se poderia dar um cavalo-de-pau na Economia. Como? fazendo o país deixar de ser baseado no Consumo para ser baseado na poupança. Como Cerbasi mesmo diz, os juros, para quem tem um dinheiro guardado, é benéfico!

Proponho ás classes mais baixas uma poupança de 10 reais por mês, em uma poupança simples. Por exemplo, se uma pessoa que trabalha ganhando por dia, fazendo um comércio funcional - e sazonal - como um vendedor de sucos ou um vendedor de picolé, por exemplo, que trabalha no regime de consignação, e que esta quantia por dia é um valor insignificante, pois não onera o trabalhador, que ganha por dia.

Pikety diz que precisamos elevar os níveis de poupança do país. Uma pessoa que deposite 10 reais por dia no banco ou 50 reais por semana, em poucos meses terá condições de alugar uma loja e , através de uma consignação, montar um negócio e dar emprego a outras pessoas menos preparadas...

Gustavo Cerbasi diz que deveria ter uma educação financeira no país, e que, o jovem fosse capacitado para montar um negócio (sim ples) dando emprego a outros jovens menos preparados. 
  
Como política penso que o país deveria sim fazer uma poupança compulsória, ou seja: criar uma linha de crédito especial, em que das pessoas menos favorecidas seja recolhido 10 reais por mês e das poupanças maiores seja taxado em 0,1% ou 0,2%,como Pikety recomenda mesmo, pois assim o dinheiro teria sempre que ser reposto, ou seja, a conta bancária sempre teria que ser alimentada mensalmente para se manter. 

_ Até porque já ouvi no rádio que deixar dinheiro parado não é bom!

E acho que se fazendo essas medidas, se são simples, à primeira vista, o Brasil, em poucos anos pode sair da Recessão em que está, a tal da "recessão técnica", e essas medidas podem ser feitas por cidadãos comuns também, que se cansaram de ficar esperando um sinal positivo do nosso Estado Paternalista...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog