Total de visualizações de página

domingo, 8 de março de 2015

Migração ou Êxodo Urbano?

Fico pensando que não existe nenhuma fórmula para potencializar os lucros de um país, porém, há estratégias para tentar diminuir ou equalizar as distorções das deslocações populacionais, como a migração, por exemplo.

Hoje, no periódico O Globo, em entrevista ao jornal, numa reportagem sobre a Venezuela expõe uma fórmula populacional para a América Latina, em que Alfredo Valadão, brasileiro, professor de América Latina em Paris da Sciences Po, diz que "... o mundo vai continuar - se não mudar o quadro de exportação atual - olhando para a América do Sul apenas relevante em três quesitos" que é exposta pela formula E = mc2, ou seja: Energia é igual a migração vezes cocaína.

Segundo Thomas Piketty r>g (retorno é maior que o efetivamente gerado por um país), porém oslucros da fórmula de Piketty são consumidos para manter os presos da fórmula anterior.

Penso que a migração não deve ser encarado por prejuíso, mas sim como um implemento à economia. Já imaginou se o C de cocaína fosse substituído por C de consumo?

Para isso seria preciso dar um número, tipo o CPF para os estrangeiros, permitindo a eles (imigrantes) se estabelecerem e se legalizarem no país, sendo dado a eles todos os direitos e deveres de um cidadão brasileiro. Na copa os "motohomes" dos argentinos que ficavam em locai irregulares não foram multados justamente porque eles eram estrangeiros e não havam sistema de intercãmbio de multas entre as nacões da América Latina, o que é um contrassenso, visto que eles não são impedidos de entrar no país quando quiserem.  Nem de sair!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog