Gabriel Garcia Marques definiu um pensamento único sobre a América Latina, tanto que nos EUA as pessoas pensam que no Brasil se fala espanhol. Na verdade, de acordo com uma reportagem sobre o assunto que vi, existem duas Américas latinas. Uma que fala espanhol e outra que fala português, e elas não se cruzam!
Realizo na minha banca de jornal, Coelho Neto esquina com a Ipiranga, em Laranjeiras (RJ) um movimento cultural que se chama Sopinha de Versos que consiste emse distribuir trechos de poesia e de livros de poetas e autores renomados pela cultura brasileira. O objetivo deste movimento é fazer com que as pessoas nas ruas conheçam e discutam os poetas e autores das Sopinhas. Ao ver algumas reportagens sobre a morte de Gabo, fiquei pensando:
Segundo Canclini a América latina teve uma Modernidade Tardia, e no Brasil essa modernidade aindaestá em construção. Nessa construção, que englobo o impechtmam do Collor, a expulsão dos portugueses do Brasil e inclusive a criação do Plano Real.
Ouvi em uma reportagem alguém dizer que no Brasil o único que chegou perto degabo foi o Machado de Assis, mas que ele não chegou a tal importância, então,como jornalista, concluo que o Brasil aindaestá em processo de construção de sua modernidade, visto que com a Abolição da Escravatura no país não foi dado nenhum suporte educacional ao negro, porém, estesse sobrepusseram por vezes, já que o próprio Machado de Assis era negro.
Penso que precisamos criar uma estética modernista nova para o Brasil, visto que mesmo assim somos um dos países maisimportantes do mundo atual.Devemos construir esta estética nova baseados no que foi escrito antes - Sopinha de Versos.
Dennys Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog