Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Nota sobre a Revolução dos Versos

Revolução dos Versos!!!

O mundo atualmente passa por intensas transformações, como a derrubada de Osni Mubarak, e as revoltas na Líbia. Todas fruto de revoltas populares!

A população tem o poder!!!

Como diria o ditado popular "a voz do povo é a voz de Deus...", mas enfim, o mundo passa por mudanças e é o povo que comanda estas mudanças.

Com a poesia é a mesmíssima coisa que acontece...

As grandes editoras brasileiras, por exemplo, nunca investiram no gênero poesia porque este não é um viés literário explorado pela mídia, como o romance, mas poetas independentes, acredito que desde os anos 90 vêm se manifestando aleatóriamente.

Agora, desde a Virada do Milênio, desde o ano 2000, tenho percebido que poetas - muitos poetas - têm se manifestado fazendo seus livretinhos, seus caderninhos de poesia de forma caseira, ou não. Desde a Virada do Milênio a produção poética no Rio de Janeiro, e acredito que em todo o Brasil, se intensificou. Vejo na Internet sempre anuncios de saraus de poesia, assim como convites que recebo por e-mail para participar de saraus diversos.

No dia 29 de outubro de 2009, quando houve a proclamação da Revolução dos Versos no bairro da Penha eu até levantei da cadeira e esbravejei:

_ Eu declaro ploclamada a Revolução dos Versos no bairro da Penha!

Fiz isso porque tinha em mente que para uma revolução acontecer se fazia necessário uma proclmação, uma coisa meio que "Proclamação da Independencia" que Dom Pedro levantou a espada e disse: "Independência ou morte!", exatamente como se vê nos filmes brasileiros, mas o que eu não sabia é que a Revolução dos Versos é diferente...

Esta é uma revolução bairrista...


Esta é uma mesma revolução que está acontecendo nos bairros, um bairro de cada vez...

Quando eu fiz o papel patético de levantar da cadeira e anunciar a Revolução dos Versos, em 2009, não sabia que para esta revolução acontecer não se precisa que ninguém anuncie, pois ela acontece e pronto.

Para ela acontecer basta existirem pessoas concentradas e dispostas a recitar poesia...

No dia 4 de fevereiro de 2011 quando eu fiz o terceiro Sarau da Carioca na barraca do Carlão,no Centro do Rio de Janeiro, em frente à Estação da Carioca (Metrô) não precisou ninguém anunciar nada e a revolução simplesmente aconteceu!

As pessoas que participaram do sarau se revezavam para ler os versos de Fernando Pessoa e o que se poderia chamar de uma  "revolução solar", segundo o próprio autor, simplesmente se tornou realidade.

A conclusão que tiro deste fato é que quando se tem pessoas reunidas recitando poesia é porque a Revolução dos Versos está acontecendo, e ela acontece em todos os saraus de poesia que são feitos aleatoriamente no país sim, seja no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, enfim,  aonde for que se reunam pessoas para falar poesia ela se faz presente.

Ela simplesmente acontece!

Esse é o conceito da Revolução dos Versos, que não é uma revolução convencional, com armas, tropas, tiros e mortes, mas sim uma mudança de postura perante os revezes da vida.

A Revolução dos Versos, na verdade, é um conceito! A Revolução dos Versos é a mudança de um conceito que está enraizado na sociedade!!!

Para se mudar um conceito - um paradigma - não é fácil, mas como todos os poetas agem a mesmo tempo, mesmo que de forma independente um do outro, um dia chegaremos lá...

(Dennys Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog