cinetistas sociais constrangidos pelos ataques a seus modelos tecnopastorais, abdicaram de de sua tentativa de construir um modelo eventualmente mais verdadeiro para a vida moderna.
... retalharam a modernidade em uma série de componentes isolados - industrialização, construção, urbanização, desenvolvimentos de mercados, formação de elites - e resistem a qualquer tentativa de integrá-los a um todo.
O eclipse do problema da modernidade nos anos 70 significou a destruição de uma forma votal de espaço público. Acelerou a desintegração do nosso mundo em um aglomerado de grupos de interesse privado, material e espiritual.. O único escritor... que tinha realmente algo a dizer foi MIchel Foucault.. reserva o seu mais selvagem desrespeito às pessoas que imaginam ser ossível a liberdade para a moderna humanidade
_ Se tudo o que é sólido desmancha no ar, é missão da geração atual reconstruir tudo novamente, porém, sempre tomando o passado como base, pois como afirma marshall Berman:
"Pode acontecer então que voltar seja um maneira de seguir adiante: lembrar os modernistas do século XIX talvez nos dê a visão e a coragem para criar os modernistas do século XXI. Esse ato de lembrar pode ajudar-nos a levar o modernismo de volta às suas raízes, para que ele possa nutrir-se e renovar-se, tornando-se apto a enfrentar as aventuras e perigos que estão por vir. Apropriar-se das modalidades de ontem pode ser, ao mesmo tempo, uma crítica ás modernidades de hoje e um ato de fé nas modernidades - e nos homens e mulheres modernos - de amanhã e do dia depois de amanhã.
_ A Sopinha de Versos, neste contexto, é um ato de fé nas pessoas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog