Revolução dos Versos
Hoje é o Dia Mundial da Poesia. DE manhã chegou uma cliente me falando isso na banca de jornal e me disse que eu estava de parabéns, pois sempre distribuia poesias lindíssimas. Disse que pegou uma de carlos Drummond de Andrade que ela amou.
_ Que bom!
A Sopinha de Versos é realizada desde 2009: foi inventada no dia 29 de outubro de 2009 e desde então não parou mais de ser produzida e distribuída, primeiramente na Penha e depois no Centro do Rio, no Sarau da carioca, que é um sarau de poesias que eu fazia com os livreiros do Largo da carioca, ao meio-dia -e-meia.
Por que esse horário???
Para pegar pessoas que estivessem andando na rua despretenciosamente até ser fisgada pela poesia. DE janeiro à dezembro de 2011 fiz o sarau no Centro do Rio, junto aos livreiros do local, até que, em 2012, comecei a trabalhar de jornaleiro e então levei a Sopinha de Versos para Laranjeiras (RJ) onde ela foi bem aceita pelas pessoas e está até hoje.
Antes eu organizava um sarau em Olaria, na Confeitaria Alhambra, que fica em frente à Estação de trem do bairro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Depois passamos para o Clube do Olaria Atlético Clube e então, o sarau acabou... Acho que as pessoas gostavam mais da hstória de entrar numa padaria e ganhar versos!!!
A Sopinha de Versos realmente é uma Revolução dos Versos, pois as pessoas leem mais com ela, e leem sempre uma coisa diferente!
_ Viva a Revolução dos Versos à la carioca...
"Palavra puxa palavra, uma idéia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução."(Machado de Assis) Acesse também www.noticiarte.com.br - estamos de volta!!!!
Total de visualizações de página
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
A poesia como proposta!!!
Bem, as manifestações estão crescendo...
O Santiago Andrade, cinegrafista da band, acabou sendo um marco; um mártir depois de sua morte. Não só porque comoveu toda a imprensa, mas porque - penso- com a morte dele o Brasil acabou entrando na Pós-Modernidade.
O teórico marshall Berman diz em seu livro "Tudo o que é Solído Desmancha no Ar" que alguns autores se designam modernos, outros se auto-intituçam Pós-Modernos, e acho que o Brasil entrou na Pós-Modernidade após este acontecimento.
Por que???
Porque houve uma ruptura, os manifestantes descobriram que podem matar!!!!
Houve uma ruptura...
A polícia não sabe como agir neste caso, e a ruptura está ficando cada vez maior com o tempo.
O Brasil, assim como todos os países da América latina tiveram uma "modernidade tardia", então a modenidade também veio atrasada.
Como solução indico a POESIA.
_ Penso que a Sopinha de Versos seria a solução para o Brasil!!!
Se os caras que acenderam o rojão lessem poesia não iriam se vender por 150 reais; não iriam nem estar participando das manifestações porque, afinal, a poesia faz a pessoa refletir.
A poesia trás um tipo de reflecção que nenhuma outra coisa pode dar, aliás, é por isso que em gvernos totalitários os poetas são proibidos de fazer poesia, e livros são queimados, e autores perseguidos, em fim... Fazem isso com o objetivo de fazer a informação parar de circular e simpismente porque um povo burro - mal informado - é mais fácil de se controlar. Povos ignorantes também são fáceis de se manter sob controle.
O Nazismo começou na Alemanhã bem antes do início da Segunda Guerra Mundial!!!
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
Segundo Marshall Berman, no livro "Tudo o que é Solido Desmancha no Ar", "muitos artistas e trabalhadores intelectuais emergiram no mundo do estruturalismo, um mundo que simplesmente risca do mapa a questão da modernidade e todas as outras questões a respeito do auto-identudade e da história.
cinetistas sociais constrangidos pelos ataques a seus modelos tecnopastorais, abdicaram de de sua tentativa de construir um modelo eventualmente mais verdadeiro para a vida moderna.
... retalharam a modernidade em uma série de componentes isolados - industrialização, construção, urbanização, desenvolvimentos de mercados, formação de elites - e resistem a qualquer tentativa de integrá-los a um todo.
O eclipse do problema da modernidade nos anos 70 significou a destruição de uma forma votal de espaço público. Acelerou a desintegração do nosso mundo em um aglomerado de grupos de interesse privado, material e espiritual.. O único escritor... que tinha realmente algo a dizer foi MIchel Foucault.. reserva o seu mais selvagem desrespeito às pessoas que imaginam ser ossível a liberdade para a moderna humanidade
_ Se tudo o que é sólido desmancha no ar, é missão da geração atual reconstruir tudo novamente, porém, sempre tomando o passado como base, pois como afirma marshall Berman:
"Pode acontecer então que voltar seja um maneira de seguir adiante: lembrar os modernistas do século XIX talvez nos dê a visão e a coragem para criar os modernistas do século XXI. Esse ato de lembrar pode ajudar-nos a levar o modernismo de volta às suas raízes, para que ele possa nutrir-se e renovar-se, tornando-se apto a enfrentar as aventuras e perigos que estão por vir. Apropriar-se das modalidades de ontem pode ser, ao mesmo tempo, uma crítica ás modernidades de hoje e um ato de fé nas modernidades - e nos homens e mulheres modernos - de amanhã e do dia depois de amanhã.
_ A Sopinha de Versos, neste contexto, é um ato de fé nas pessoas...
domingo, 9 de fevereiro de 2014
Nazismo no Brasil...
HOje ouvi o programa Brasil que não acaba mais, na Band News Fluminense e que dizia que o Brasil teve um cidade, de imigrantes alemães, que era tipo um Campo de Concentração Nazista - há que se ver que naquela época havia o Partido Integralista Brasileiro - e que ficava cerca de 8 horas por dia com luz, o resto do dia sem luz e nem ãgua.
Bem, segundo Batisti, após a Segunda Guerra Mundial Hitler veio para a Argentina, em um submarino e se refugiou no país vizinho. A Argentina deu azilo aos regugiados nazistas após a guerra -Peronismo - e fiquei pensando...
_ Tive uma professora de Comunicação, a Beatriz Schimit, que disse uma vez em sala de aula que o vargas era amigo pessoal de Hitler e que um mandava presente de aniversário para o outro.
Se Hitler não morreu em 1945 e veio para a Argentina, nas barbas do Peronismo, então provavelmete veio ao Brasil sim...
Getúlio Vargas se suicidou em 1954, então podemos conjecturar o seguinte diálogo:
Vargas: O Exécito e a Aeronáutica estão se rebelando e eu estou perdendo o apoio do população O que eu faço???
.
Hitler: É Vargas, não vai ter jeito não. Acho que você vai ter que se matar!!!
Vargas: Pois é, mas só se a situação apertar...
sábado, 8 de fevereiro de 2014
Por uma revolução
"Certos modos de ser estão desaparecendo, outros estão sendo traduzidos e, mesmo, criados: novas formas de subjetivação podem estar surgindo." (Mente e Cérebro, 252, janeiro de 2014)
Pois bem , esse é o ponto!
A Sopinha de Versos é fruto da internet, é uma volta ao real... É frto da fragmentação vivenciada dia após dia. "A cada mometo novos avanços são feitos para dificultar a reserva e privacidade de dados. "temos também cada vez mais salvo nossos dados numa nuvem virtual (...) vamos incluindo nossa subjetividade nos mecanismos de fóruns da rede, despojando-nos de nosso mundo interno privado. Não só fazemos nosso currículo e movimentação bancária pela internet, mas fazemos confissões e declarações, postamos fotos de momentos íntimos familiares. Expomos nossos sentimentos como fazíamos em diários íntimos"
A Sopinha de Versos é uma volta ao real, já que visa colocar o indivíduo a fazer uma reflexão sobre sí mesmo! Visa colocá-lo para pensar.
A Sopinha de Versos são trechos de poesia, ou obras literárias que são distribuídas e que faz com que o indivíduo pare e pense sobre si mesmo.
Exemplo:
Não pode haver criação literária mais popular, que fale mais
diretamente ao coração do povo do que a trova. É através dela que o povo toma
contato com a poesia e sente sua força. Por isso mesmo, a trova e o trovador
são imortais.
(Jorge Amado)
Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso
desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.
(Sócrates)
As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas,
para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena
antipatia física.
(Friedrich Nietzsche)
A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de
todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.
(Millôr Fernandes)
A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade
cultivando algumas pessoas.
(Carlos Drummond de Andrade)
[Se você não é um liberal aos 20 anos não tem
coração, e se não se torna um conservador aos 40 não tem cérebro – Winston
Churchill: revista Veja, 2326, pg 86]
"A negra sorriu:
- Tá vendo?
- Tou. A gente liberta o negro.
A negra ia apanhando o tabuleiro. Henrique ajudou-a a botar as latas vaziasem cima. Ela perguntou:
- Você sabe qual é a coisa mais melhor do mundo?
- Qual é, minha tia?
- Adivinhe.
- Mulher...
- Não.
- Cachaça...
- Não.
- Feijoada...
- Não sabe o que é? É cavalo. Se não fosse cavalo, branco montava em negro..."
- Tá vendo?
- Tou. A gente liberta o negro.
A negra ia apanhando o tabuleiro. Henrique ajudou-a a botar as latas vazias
- Você sabe qual é a coisa mais melhor do mundo?
- Qual é, minha tia?
- Adivinhe.
- Mulher...
- Não.
- Cachaça...
- Não.
- Feijoada...
- Não sabe o que é? É cavalo. Se não fosse cavalo, branco montava em negro..."
(Jorge Amado)
O mundo só vai prestar
Para nele se viver
No dia em que a gente ver
Um gato maltês casar
Com uma alegre andorinha
Saindo os dois a voar
O noivo e sua noivinha
Dom Gato e Dona Andorinha
Para nele se viver
No dia em que a gente ver
Um gato maltês casar
Com uma alegre andorinha
Saindo os dois a voar
O noivo e sua noivinha
Dom Gato e Dona Andorinha
(Jorge Amado)
"Custava-lhe esforço aquela decência tranquila, aquela face
calma - nervosa, no cansaço da noite maldormida,
da luta inglória contra o desejo em brasa do seu ventre. Por fora água parada,
por dentro uma fogueira acesa."
(Jorge Amado)
Assinar:
Postagens (Atom)