Total de visualizações de página

sábado, 6 de julho de 2013

Movimentos BR

Fico impressionado com a exposição que tem a FLIP, em Paraty (RJ), e fico intrigado e até frustrado com o menos preso que a mídia dá para os movimentos pró-literatura que o Rio de janeiro têm.

Hoje de manhã estava vendo um programa na Globo Cidadania, na TV, que estava falando de como um movimento cultural paulista esta arregimentando cada vez mais pesoas, incentivando até estas pessoas a vltarem a estudar. Tinha uma ONG que apoiava o projeto também... Peguei a matéria pelo meio!

Fico comparando com a realidade do Rio de janeiro e sei que estes moldes de projetos também podem ser aplicados na cidade, mas aqui tem o porém de o governo estar em todas, ou quase todas as comunidades através das UPPs, que aceita - é claro - que ONGs entrem, mas por outro lado estas ONgs ficam á mercê dos finaciamentos públicos, o que significa que é legítimo, mas também é uma cultura de cabresto, pois se a manifestação cultural sair do foco, seja à direta ou esquerda, o financiamento é cortado e o cabresto é puxado!

Penso que só a poesia é capaz de escapar, mesmo que um pouco, das amarras do governo, pois ela pode falar sobre tudo!

O problema é que sai das amarras do governo e cai nas amarras do MERCADO, DAS EDITORAS E TUDO MAIS, e que muitas vezes são ligadas ao governo.. Os poetas cariocas, pelo enos, fazem produções independenes, escapando das amarras do governo e do mercado, mas caindo na vala da não remuneração pelo seu trabalho!

_ Ser pode no Rio é fogo!!!

Por isso os poetas se reunem em grupos de poesia pelos bairros da cidade e mostram o que fazem, ou saem pelas ruas oferecendo a sua obra à preço de banana.

Já me disseram que a prefeitura de São Paulo dá apoio aos saraus realizados na cidade através da secretaria de Cultura, mas também devem cair na mesma engrenagem; e quem sabe até, um poeta que se posicione contra o status-co ser impedido de se apresentar.

Bem, conjecturas à parte, o fato é que a poesia nos dias atuais deixou de ser um mero meio de literatura. Ela não é um meio de INFOMAÇÃO, MAS SE TORNOU - E SE TRONA CADA VEZ MAIS - um meio de FORMAÇÂO dos corações e mentes da SOCIEDADE atomizada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog