Joaquim Levy disse que o Brasil precisa de crescimento. Uma forma de se conseguir isso, ao meu ver seria:
Começar a reforma pela base. Existem milhões de Cadernetas de Poupança no país. Penso que se o governo taxasse as cadernetas em 10 reais (o mínimo possível) e depois devolvesse esse dinheiro para o correntista ao final do ano resolveria o problema.
Como seria: A cada mês seria cobrado de cada caderneta de poupança 10 reais, que seria depositado em uma conta especial, que rendesse um juros maior para o governo, e no fim do ano - tipo um décimo quarta salário - esse dinheiro fosse devolvido ao correntista corrigido à taxas bancárias normais.
A URV (Unidade Real de Valor) , segundo um professor que tive na faculdade - Carlos Roma, de História - serviu para o governo fazer caixa para implantar o Real mais tarde. Com esse esquema o governo iria fazer caixa sem onerar muito a população e utilizando os princípios do mercado para isso.
O governo ficaria no fim do ano com os rendimentos do dinheiro que foi depositado nesta conta especial para se financiar, sem apertar demais a classe trabalhadora e achando uma saída para o quadro de recessão!
Dennys Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu cmentário sobre este blog