Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Odisséia 2011

O ano de 2011 foi e é uma odisséia solta pelo ar...
Este foi o ano de atividade das Sopinhas de Versos no Rio de Janeiro, que eram distribuídas gratuitamente e na primeira sexta-feira do mês culminava com um sarau - o Sarau da Carioca - que acabou por falta de apoio.

O sarau no Centro do Rio acabou, mas a distribuição continua no bairro da Penha e arredores... 



A área da Leopoldina, no Rio, que tem um valor histórico imenso para toda a cidade, mesmo à revelia, do poder público, vive. ..

Por causa disso e de outros acontecimentos ocorridos em 2011 é que tudo o que viver a acontecer, no âmbito político e literário na região, terá haver com o ano que passou. Se o Brasil é o que é hoje é por causa do desenvolvimento da região no passado, pois a APA Fazendinha, por exemplo, que fica no final do IAPI da Penha, foi o local onde houveram os primeiros estudos sobre Agronomia do Brasil, e se o país hoje é um grande exportador de gêneros alimentícios - gêneros agrícolas - é por causa destes estudos que se iniciaram na Fazendinha.

A região do IAPI da Penha juntamente com a Praça Maurício Cardoso (em Olaria) é um oásis ambiental, pois são áreas verdes da cidade fornecedoras de oxigênio para todo o Estado..

A fauna da fazendinha também é bem diversificada, pois teve um dia que caiu um pica-pau martelo na casa de minha mãe, que fo devolvido à Fazendinha por meu pai depois de eu ter impedido o cachorro de o matar.

Esta parte da cidade é bem arborizada e existem árvores esporádicas em toda a Penha, como as Palmeras Imperiais dos arredores do antigo Curtume Carioca, mas no bairro, lá para os lados da rua Lobo Júnior, existem áreas sem verde nenhum, as que as árvores esporádicas existentes nas calçadas acabam dando um alívio; neste sentido penso que o IAPI da Penha todo juntamente com a Maurício Cardoso deveriam ser tombados como patrimônio ambiental da cidade...

Em julho haverá a Rio+20 na Zona Sul, e lá é fácil mostrar áreas verdes, mas a situação, no quesito oxigenação complica quando se vai para o subúrbio, que é uma área desprestigiada pelo poder público. Volta e meia tem políticos mandando colocar faixas dizendo que fez a poda das árvores ou coisa parecida, ítico lá é para isso!mas isso não é favor, afinal se colocamos o politico lá é pra isso!

Antigamente tudo era uma só fazenda, que fora doada por Sesmaria a se donatário. Na conjuntura moderna é que se dividiu a região em bairros... Todo fazia parte da mesma freguesia, que inclusive foi a segunda freguesia do Brasil - a freguesia de Irajá; a primeira foi a freguesia de São Cristovão, onde morada o imperador Dom Pedro II, e agora, por causa dessa política tacanha, desse movimento do Capital Financeiro Mundial a região é menosprezada... A Comissão do Rio+20 deveria ter uma posição sobre isso, até para se incenivar o reflorestamento das áreas verdes da região...

É por isso que afirmo: 

Se a Amazônia é o Pulão do Mundo, não é ela sozinha, mas sim todas as áreas verdes da região...

Dennys Andrade




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog