Total de visualizações de página

sábado, 13 de setembro de 2014

Reconstrução de realidades

Revolução dos Versos

O Cubismo foi um movimento artístico que visava a observação de um mesmo objeto por vários ângulos. Foi uma fragmentação e uma desconstrução. O movimento durou de 1907 até 1914, entre as Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Este movimento se dava pela desconstrução de objettos, de realidades do século 19. Agora no século 20 penso que a arte está procurando fazer um movimento inverso, que é a reconstrução, definição e deternimação de objetos, de realidades, já que a Modernidade é fragmentada.

Porém, esta construção não vem de um saber só, mas sim da conversão dos diversos saberes que a tecnologia nos proporciona. Se o Meio é a Mensagem, como dizia Canclini, em que a mensagem do rádio, por exemplo, é o som e a mensagem da televisão é a imagem; qual a mensagem da internet???

Difícil responder!

É difícil porque o turbilhão da internet ao mesmo tempo que constrói saberes, o destrói também, e a informação final será sempre o somatório dos links acionados pelo internauta.

Visto isto proponho a Sopinha de Versos como um movimento de reconstrução do saber, visto que são diversos trechos, de diversos autores consagrados – sempre diferentes uns dos outros -, que são entregues á pessoas... O resultado final, na verdade, é a reflexão que a pessoa fará ao término da leitura da Sopinha de Versos que ela pegou. Como uma sempre é diferente da outra, a Sopinha possibilita uma infinidade de construções diferentes, porém, todas baseadas nos trechos do autor lido.


Dennys Andrade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog