Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de março de 2014

As causas de uma revolução

Toda revolução tem um começo, e toda revolução tem uma forma.

Penso que o início da revolução não foi em junho/julho passado (2013), mas foi antes... Na verdade desde a VIRADA DO MILÊNIO!

Penso que toda revolução tem seus estágios, e no Brasil não vai ser diferente!

Toda revolução começa na mudança de atitude em relação ao que existe na realidade de um país.

O que está acontecendo na Criméia não começou agora, o que houve foi apenas o endurecimento das ações da Russia em relação à região da Crméia, e em relação à Ulcrânia!!! Na Venezuela é a mesma coisa; o que houve foi um endurecimento do Chavismo por parte de Maduro, coisa que já se imaginava quando ele falava que tinha visto Chávez numa pomba branca ao amanhecer... Para se ter ideia, o Nazismo alemão começou na décda de 1930, mas só descambou para uma guerra nos anos de 1940 - há quem diga que o Golpe de 64 na verdade foi uma revolução.

Voltando ao Brasil. às manifestações de julho passado foram apenas o estágio de acirramento de uma revolução que começou na poesia, no pensamento, mas como a poesia, em nossa sociedade não tem valor (de mercado) ninguém deu importância a ela  quando esta começou, porém, a manifestação poética independente - a dos poetas que vendem seus livrinhos feitos em casa a preço de banana nas ruas - foi moldando as mentes e corações das pessoas, que se expressavam cada vez mais na Internet e que foram se organizando em grupos festivos (para jogar dominó, jogar cartas, tomar chá, ir a festas, comprar livros, fazer reivindicações, etc.); e enquanto isso os poetas se expressavam, tanto no meio real quanto no meio on-line, e as mentes e corações das pessoas foram se moldando...

Enfim, nos meses de  junho, julho passados as manifestações esporádicas se juntaram e alcansaram um novo estágio, que é a da violência!

Não pense que são dois momentos distintos.  Fazem parte da mesma revolução, só que agora com 'toque de recolher' etudo!

E é um processo revolucionário sim, pois isso vai interferir no processo eleitoral deste ano também!

Talvez não um processo revolucionário como o da Revolução Russa ou como o da Primavera Árabe, mas que estamos num momento crucial estamos sim, o problema é: para qual estágio vamos avançar agora? O da violência ou o da pacificação???? 

Dennys Andrade






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog