Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Manifestação contra as drogas

Durante uma visita à casa da minha soga, na cidade de Muriaé, em Minas Gerais, descobri que o sobrinho dela, o João Victor Bonsembiante - menino de 10 anos de idade que é o autor da poesia Banho de Mar Bonito (contido neste blog) - iria participar de uma fanfarra da cidade tcando surdo... Outros primos dele também participaram da fanfarra, os primos Abdalinha e Paulinha Manssur, além de outros amigos...

No dia anterior, à noite, fui no apoio que consegui buscar as impresões das poesias que havia andado, as do Dorival Caymmi, que já estavam prontas. Peguei as folhas não cortadas e coloquei na minha mala, que já estava pronta...

Quando cheguei em Muriaé falei para o João Victor que tinha algumas spinhas para serem cortadas, e as mostrei... Da última vez que disbribuí as sopinhas em Muriaé, fiz as sopinhas com uns poetas que estavam em um livrinho de poesias que ele tinha ganhado na escola, com poetas mineiros como Ziraldo, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado, Sérgio Caparelli e outros... Aproveitei que ele tinha me dado uma poesia de autoria dele - a Baho de mar Bonito, que ele fez quando retrnou da viagem ao Rio de janeiro, quando foi pela primeira vez na praia de Copacabana.

Hoje todos em casa acordamos cedo, pois o João teria que ir cedo ao colégio para pegar um ônibus que o levaria para a fanfarra. Nós fomos depois... Quando saltamos do ônibus, saltamos em um ponto que fica localizado e frente à uma das rádios da cidade, então, pedi para falar com a secret´ria, que estava abrindo o local... Ele, fazendo gestos, me peiu para esperar. Durante a espera chegou um senhor me pergutando: "o que é que foi?", então, pensando que se tratava de um locutor expus o meu projeto para ele dizendo que se tratava de uma divulgação de poesias que já estava sendo feita no Rio e que iria ser feita também na fanfarra de hoje.. Ele me disse um e-mail de contato e então descbri que ele era o diretor da rádio... 


Na concentraçã da fanfarra, que foi na Praça Coronel Pacheco de Medeiros - uma das praças centrais da cidade. Comecei a distribuir para os alunos e para as pessoas queestavam no local...


O desfile da fanfarra, que teve a supervisão da Polícia Militar da cidade, deu uma volta simbólica na cidade terminandona outra ponta da mesma praça da qual saiu.


Durante o desfile distribuí as sopinhas para muitas pessoas (alunos e pais do alunos também) e distribui para algumas pessoas de órgão de imprensa local, como o veículo local Silvam Alves e entrei em contato também com alguns repórteres do periódico impresso de Muriaé. 


Após o desfile a minha sogra disse que eu tinha me feito porque tinha falado com o diretor da rádio de Muriaé e com o pessoal do Silvam Alves...


Aí, me utilizando do mineires peculiar de carioca e soltei a pérola: "Hoje eu lavei a égua!"...

No fim do desfile descobri que o evento foi uma iniciativa contra as drogas, que foi organizado pela Polícia Militar. O evento procurou dar cidadania aos alunos também.

Antes do fim da passeata eu conversei com dois pliciais que estavam organizando o evento: um estava falando no microfone de um carro de som e o outro estava organizando os alunos...


Nste dia, 24 de junho, no fim do desfile, eu falei no microfone uma poesia de minha autoria... A Rosase Armas!


Rosas são lindas,
Armas são fogo.
Rosas exalam,
Armas atiram.
Rosas dã cores,
Armas às tiram.
Rosas podem ser armas,
Armas nunca poderão ser rosas...


_ É, foi legal!!! E agora eu consegui fazer com que a Revlução dos Versos, que é uma revolução que se estende de bairro a bairro (revolução bairrista) chegasse também à Muriaé, no estado de Minas Gerais... 

A revolução tá crescendo!!!










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cmentário sobre este blog